UFMG faz campanha para estimular trote saudável

JB Online

BELO HORIZONTE - Com o objetivo de mostrar que o trote deve ser um momento de diversão e descontração e esclarecer que o calouro pode participar ou não das brincadeiras, sem a ocorrência de nenhuma ação violenta ou constrangedora, a UFMG promove, por meio da Diretoria para Assuntos Estudantis (DAE), a Campanha de Conscientização sobre o Trote 2010.

Com o slogan A diversão não é só sua, também utilizado no ano passado, a iniciativa visa conferir à entrada na Universidade um caráter de respeito e integração entre calouros e veteranos. Além de ter sido bem recebido em 2009, o slogan transmite com clareza a ideia de que brincadeira e violência não andam juntas e que a diversão só acontece verdadeiramente quando todos os envolvidos participam dela. O trote é um ritual de passagem importante e um momento de confraternização do corpo discente. Por isso, deve ocorrer em ambiente de tolerância , afirma o diretor para Assuntos Estudantis, Seme Gebara.

O papel da campanha é orientar calouros e veteranos sobre como lidar com esse momento tradicional da vida acadêmica dos estudantes, além de esclarecer sobre as normas da UFMG referentes ao tema. Para isso, propõe a reflexão, não impondo proibições, mas convidando os estudantes a encarar o trote de maneira responsável e respeitosa.

Ações

Durante a Semana de Recepção aos Calouros (ver release abaixo), que começa segunda-feira, dia 1 de março, cartazes sobre a campanha serão afixados nas unidades acadêmicas, administrativas e cantinas e adesivos serão colocados nas portas de bibliotecas, Reitoria e elevadores, além da distribuição de marcadores de livros. Todas as peças (ver arquivos anexados) trazem telefones da DAE, Ouvidoria da UFMG e da Segurança Universitária para que os calouros possam ter suporte e assistência caso se sintam ofendidos ou ameaçados.

Estudantes, professores, lideranças de diretórios acadêmicos, centros acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes e empresas juniores foram acionados para colaborar com a campanha. Além disso, promotores vestidos com a camisa da campanha irão atuar nos espaços de interação, como shows e mostras, explicando aos estudantes sobre a campanha e distribuindo um kit informativo. De acordo com o diretor Seme Gebara, todos os estudantes receberão e-mail com informações sobre a campanha e suas peças.

Também entrará no ar um hotsite com informações sobre a campanha e outras divulgações que sejam de interesse dos estudantes, além de banners virtuais publicados no portal da UFMG.

Um vídeo sobre a campanha será exibido antes das sessões das mostras de cinema realizadas na Universidade e um spot será veiculado na Rádio UFMG Educativa.

Esse ano, as ações da DAE, realizadas em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, começaram já na semana do Registro Acadêmico 8 a 12 de fevereiro , com a distribuição de kits informativos e a fixação de cartazes no local de registro. A campanha dá continuidade ao trabalho iniciado no semestre passado, que, segundo pesquisa da DAE, foi bem recebido pelos alunos.