Lula começa viagem de despedida pela América Latina neste domingo

JB Online

RIO - O presidente Luis Inácio Lula da Silva dá inicio, neste domingo, a uma viagem de uma semana por quatro países do América Latina. De acordo com o Palácio do Planalto, os países visitados México, Cuba, Haiti e El Salvador são representativos da diplomacia brasileira na região e alguns, como Cuba, prioridade da política externa do presidente. Em El Salvador, Lula tem um encontro marcado com o presidente Maurício Funes, que tem forte ligação com o PT.

O roteiro de viagem começa no México, em Cancún, onde Lula participa da 2ª Cúpula da América Latina e do Caribe, fórum de chefes de estado que visa a integrar os países da região sem participação dos Estados Unidos e Canadá. A principal expectativa do encontro é a reintegração de Honduras à Organização dos Estados Americanos (OEA) e, segundo diplomatas, o governo brasileiro estaria disposto a reconhecer o governo de Porfírio Pepe Lobo, mas "com condições".

Na terça-feira (02/03), o presidente Lula parte para Cuba e deve anunciar uma segunda parcela de investimentos na construção do porto de Mariel, no valor de US$ 300 milhões. Ainda, novos investimentos no Haiti também têm expectativas de serem anunciados durante a visita do presidente ao país, na quinta-feira (04/03).