Portal Terra
PORTO ALEGRE - Uma falha do Ministério das Comunicações sugere que o apadrinhamento político para a aprovação dos pedidos de concessão de rádio e TV está ativo no governo Lula. No início do mês, a Fundação Núcleo Cultural Bento Gonçalvense, do Rio Grande do Sul, teria obtido uma concessão de TV educativa em Bento Gonçalves com apadrinhamento do deputado federal gaúcho Mendes Ribeiro Filho (PMDB), colega de partido do ministro das Comunicações, Hélio Costa. As informações são da edição desta sexta-feira do jornal Folha de S.Paulo
A ação do parlamentar teria sido revelada por um erro do Ministério das Comunicações. Em vez de digitar no sistema de consulta online do andamento dos processos o nome da fundação como beneficiária da TV, os técnicos teriam registrado o nome do deputado.
Confrontado com os fatos, Ribeiro teria dito que age para acelerar processos de concessão de emissoras educativas de seu estado. A Fundação Núcleo Cultural Bento Gonçalvense ainda não teria nem sede própria. Para pedir a concessão da TV educativa, a legislação exige que as emissoras sejam geridas por entidades sem fins lucrativos. O pedido da concessão foi feito em 2003.