Portal Terra
DA REDAÇÃO - Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado nesta quinta-feira, aponta que 69 cidades brasileiras decretaram situação de emergência por causa das fortes chuvas ou de outros problemas, como a seca. Do total de municípios prejudicados por problemas climáticos entre esses dias, 43 deles sofrem com a estiagem, 13 por enchentes, dois por deslizamentos e um por causa da seca.
Entre os Estados com maior número de municípios em situação de emergência estão Santa Catarina, com 39,1% dos casos; Rio Grande do Sul, com 27,5%; Maranhão, 17,4%; São Paulo, 5,8%; Rio de Janeiro, 4,3%; Roraima, 2,9% e Piauí, com 1,4%.
A cidade de Três Rios (RJ), localizado no Vale do Paraíba, é um exemplo dos prejuízos. Na região, o acúmulo das chuvas provocou aumento no volume das águas do Rio Paraíba do Sul. Em consequência, 200 famílias de Três Rios ficaram desalojadas e oito estão desabrigadas.
De acordo com informações da prefeitura, as secretarias municipais monitoram os bairros mais atingidos e que ainda estão em estado crítico.