Veja o que abre e fecha em São Paulo no feriado de 25 de janeiro

Portal Terra

SÃO PAULO - No aniversário de 456 anos da cidade de São Paulo, comemorado em 25 de janeiro, a maioria dos locais de lazer estará aberto, assim como hospitais e prontos-socorros. O Metrô terá esquema especial para atender a população que deixará a cidade, e os ônibus circularão com 60% da frota. Veja o que abre e o que fecha na capital paulista no dia 25 de janeiro.

Assistência Social - Vão funcionar os Abrigos/Casas de Acolhida, a Central de Atendimento Permanente e de Emergência, os Centros de Referência da Criança e do Adolescente e o Centro de Acolhida, que ficam abertos 24 horas. Permanecem fechados o Centro de Referência de Cidadania do Idoso, a Loja Social-Roda da Cidadania, Agente Jovem, Restaurante-Escola São Paulo, os Núcleos Sócio-Educativos e o Centro de Referência Ação Família.

Bancos - Não haverá atendimento bancário no dia 25 de janeiro. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data poderão ser pagos no dia útil seguinte (26 de janeiro), sem incidência de multa.

Escolas - As escolas e creches municipais não funcionarão. Os Centros Educacionais Unificados (CEU) terão programações esportivas e culturais para os alunos e a comunidade.

Lazer - Todos os teatros estarão fechados, exceto o Museu do Teatro Municipal. As casas históricas estarão abertas, com a exceção do Solar da Marquesa de Santos, Casa da Imagem (antiga Casa nº 1), Casa do Sertanista e Beco do Pinto, que estão em reforma. Também funcionarão o Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Divisão do Arquivo Histórico, Balé da Cidade, Escola de Bailado, Escola Municipal de Música, Escola de Iniciação Artística, Orquestra Experimental de Repertório, bibliotecas, ônibus-bibliotecas e bosques da leitura. Na galeria Olido, o Ponto de Leitura abrirá das 13h às 18h e a Sala Paissandu, das 9h30 às 21h30. Os clubes da cidade abrirão normalmente para as atividades de lazer e esportes. Entre os parques verdes, apenas o da Luz permanecerá fechado.

Mercados - Os mercados municipais Central Leste, Guaianases, Ipiranga, Lapa, Penha, Pinheiros, Santo Amaro, São Miguel, Sapopemba, Tucuruvi e Teotônio Vilela não abrirão. O Mercado Paulistano (Central) e o Kinjo Yamato funcionarão no horário normal; o de Vila Formosa, até as 13h; e o de Pirituba, até as 14h. Funcionarão os sacolões Bela Vista, Butantã, Cohab Adventista, Cidade Tiradentes, São Miguel e Freguesia do Ó. Não há feiras livres às segundas-feiras.

Metrô - O Metrô de São Paulo e a CPTM vai operar com esquemas diferenciados de circulação.Na sexta-feira (22), haverá reforço na oferta de viagens à noite na Linha 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara), que terá 14 viagens a mais do que em um dia normal, e na Linha 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera), com 10 viagens a mais. No sábado (23) e no domingo (24), a circulação permanecerá sem alterações. Na segunda-feira (25), a oferta de trens será como aos domingos. Na terça-feira (26), o Metrô antecipa a operação comercial das linhas 1-Azul, 2-Verde (Vila Madalena-Alto do Ipiranga) e 3-Vermelha para atender os usuários que retornarão à cidade. As linhas 1 e 3 começarão a operar às 4h e a Linha 2, às 4h30. A Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) iniciará a operação no horário habitual (4h40). Na Linha 1, estão programadas 16 viagens a mais do que em um dia típico, na Linha 2-Verde oito viagens a mais e na Linha 3-Vermelha 16 viagens adicionais.

Ônibus - O sistema municipal de transporte por ônibus circulará com 60% da frota utilizada nos dias úteis.

Saúde - Os hospitais, prontos-socorros e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24 horas funcionarão normalmente. As AMAs e AMAs Especialidades abrem das 7h às 19h. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas e voltarão a funcionar na terça-feira.

Subprefeituras - As Praças de Atendimento não abrirão.

Trabalho - Os Centros de Apoio ao Trabalho não funcionarão.

Trens - A Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM) acompanhará a durante o feriado e, se houver necessidade de aumento da oferta de lugares, mais trens serão deslocados. No dia 25, para o evento World Bike Tour, que abrangerá o trecho entre a Ponte Estaiada e a Cidade Universitária, a CPTM deixará dois trens de prontidão na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) para atender os passageiros. Na Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí), uma composição estará próxima à estação Francisco Morato, e na Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), outra estará perto da Estação Mauá. Nas linha 8-Diamante (Julio Prestes-Amador Bueno) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana), dois trens permanecerão de prontidão em cada uma. Na linha 11-Coral (Luz-Estudantes), outras duas composições estarão disponíveis: uma na Estação Brás, para atender o Expresso Leste, e outra em Guaianazes, para a extensão da linha.

Correios - O expediente nas agências que abrem aos sábados será normal. No domingo e na segunda-feira, todas as agências estarão fechadas.

Comércio - Segundo o Sindilojas, a abertura dos estabelecimentos é facultativa na segunda-feira.