Mulher de 79 cm dá à luz bebê de 2,3 kg no Pará

Portal Terra

BELÉM - Uma mulher com apenas 79 cm de altura deu à luz um bebê com 49 cm e 2,375 kg. O parto aconteceu na última segunda-feira, na maternidade da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. De acordo com o hospital, Maria do Socorro Gomes dos Santos, 37 anos, já recebeu alta. Abner, o primeiro filho de Maria do Socorro, segue internado para a realização de exames, mas passa bem.

Maria do Socorro é 8 cm mais alta que a menor mãe do mundo, a americana Stacey Herald, que tem 35 anos e mede 71 cm. Em razão da baixa estatura, todo o pré-natal precisou ser realizado no Ambulatório de Alto Risco.

Pelo fato de Maria do Socorro ser uma anã, portadora do nanismo chamado de aconplasia, em que os membros são tortuosos, uma doença do sistema ósseo, de transmissão hereditária, o bebê, aparentemente saudável, terá um acompanhamento médico especializado.

De acordo com o médico obstetra José Carlos Cavalcante, que fez todo o pré-natal de Maria do Socorro, apesar dos fatores de risco apresentados pela anã, sua gravidez foi considerada tranquila. - Já atendi pessoas de estatura normal, com maior risco, o fato inusitado, sem dúvida, é a estatura da mãe - disse. - A mãe fez o pré-natal corretamente, tendo uma gestação completa de nove meses - acrescentou.

Segundo o médico, o apoio que Maria do Socorro recebeu da família foi fundamental, pois em certo momento da gravidez, devido ao peso da barriga, a mulher já não conseguia ficar em pé.

De acordo com o Hospital, Maria do Socorro afirmou que sempre desejou ter um filho, mas não sabia se seria possível e ficou surpresa quando soube que estava grávida. Maria do Socorro pesava 21 kg e durante a gravidez chegou aos 26 kg.