Com 111 km, congestionamento em SP bate 1º recorde de 2010

Portal Terra

SÃO PAULO - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou trânsito recorde em 2010 em São Paulo na manhã desta quinta-feira, com 111 km de lentidão entre as 9h e as 9h30, provocados pelas vias com alagamentos intransitáveis. A situação foi de caos na cidade, com motoristas ilhados, carros submersos e vias bloqueadas em mais de 50 pontos de alagamento.

Os alagamentos provocados pelas fortes chuvas se estenderam pela manhã e tarde desta quinta. O rio Tietê transbordou e bloqueou totalmente a Marginal Tietê durante a manhã, na altura da ponte das Bandeiras, sentido Castello Branco. Às 12h40, a via foi totalmente liberada. Um alagamento também interditou a Marginal Pinheiros na altura da ponte do Jaguaré, mas a via foi liberada no início da tarde.

Linhas de ônibus chegaram a registrar problemas para circular em algumas regiões, especialmente na zona sul. A circulação de trens foi retomada nas Linhas 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) e 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Três túneis foram fechados na madrugada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) por segurança: o túnel do Vale do Anhangabaú, no centro, e, na zona sul, os túneis Max Feffer e Ayrton Senna. Algumas das principais estradas que acessam São Paulo registraram problemas de alagamentos.