Chuvas em SP pioram situação nos municípios de Atibaia e de Capivari

JB Online

SÃO PAULO - A prefeitura informou que cerca de 500 famílias, algo em torno de 2% da população de Atibaia (SP), estão desabrigadas por causa das chuvas que se intensificaram na cidade nos últimos dois dias. De acordo com a nota, sete bairros foram atingidos e em três deles, estão em situação muito grave.

Em um dos bairros atingidos, há 44 famílias desabrigadas, 32 ocupando módulos montados na quadra de escolas e 12 estão em contêineres colocados em um campo de futebol.

De acordo com a prefeitura, duas leis sancionadas nesta quinta-feira deverão garantir às famílias atingidas a isenção do pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da taxa de água e esgoto. O pagamento de auxílio moradia no valor de R$ 162 para ajudar os que tiveram de sair de suas casas e pagar aluguel em outros locais, também será concedido. Atibaia vai também receber do governo do estado R$ 700 mil para investir na ajuda aos desabrigados e na recuperação das áreas atingidas.

Em Capivari, as chuvas deixaram 13 bairros debaixo d'água. Há cinco pontos de alagamento e as 420 pessoas que ficaram desabrigadas estão sendo encaminhadas para locais como escolas e ginásios de esportes. A maior parte das vítimas vivia em áreas invadidas à margem do rio Capivari e de seus afluentes.

De acordo com a prefeitura, o governo do estado decretou situação de emergência em Capivari e há expectativas de que a cidade obtenha recursos para recuperação das áreas atingidas. Está prevista também a construção de 326 moradias pela prefeitura para atender parte das famílias atingidas. As obras deverão começar na próxima semana.