Greenpeace promove atividades no litoral de SP

JB Online

SÃO PAULO - O Greenpeace coloca o pé na estrada neste verão e percorre o litoral para informar turistas e comunidades costeiras sobre a importância da preservação dos oceanos. A primeira parada aconteceu no dia 14 de janeiro em Paraty (RJ), e segue por Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba (SP).

O objetivo é mostrar como áreas marinhas protegidas garantem a saúde das praias e quais atitudes individuais e coletivas mantêm os oceanos limpos e saudáveis para as futuras gerações. Em Ubatuba estão programadas palestras com o Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, Projeto Baleia de Bryde, CEMAR e Instituto da Árvore.

O projeto conta com uma estrutura inflável de 5 metros de altura, que funciona como uma sala de projeção. Nele será exibido o filme O mar é nosso? que fala sobre a importância dos mares para a humanidade. A programação inclui também apresentações teatrais e palestras sobre o tema, além de uma exposição de fotos com imagens produzidas na Antártida.

Todo o equipamento para a montagem dessa instalação será transportado por um veículo decorado com motivos marinhos. Com uma placa solar fotovoltaica instalada em seu teto, ele garante parte da energia elétrica necessária para as atividades da exposição.

As crianças têm diversão garantida, com brincadeiras promovidas por voluntários do Greenpeace, pintura facial, desenhos para colorir e oportunidade para tirar fotos com uma baleia inflável de 15 metros. O Greenpeace ainda ajudará a limpar as praias, oferecendo informações para os veranistas sobre o trabalho. Quem visitar o espaço também poderá assinar uma petição pelo fim da caça às baleias e aprenderá a fazer baleias de origami.