ASSINE
search button

Dilma volta a trabalhar após contrair gripe suína

Compartilhar

Laryssa Borges, Portal Terra

BRASÍLIA - Pré-candidata do PT à presidência da República, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, retomou suas atividades públicas nesta segunda-feira depois de ter se submetido a um tratamento à base de Tamiflu para combater a gripe suína. A ministra foi diagnosticada com a doença no último dia 23 de dezembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde rotineiramente realiza exames para acompanhar o controle de um linfoma que teve no ano passado.

De acordo com fontes da Casa Civil, a candidata à sucessão de Lula não ficou em isolamento por conta da doença e dois dias depois de medicada já apresentava melhoras em seu quadro clínico. A suspeita é que Dilma tenha contraído o vírus durante viagem à Dinamarca, onde participou da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 15).

Durante as férias que a ministra passou em Porto Alegre, a Casa Civil não confirmou o estado de saúde de Dilma Rousseff. Ela chegou a adiar seu retorno ao trabalho, previsto inicialmente para a semana passada, mas a Presidência da República não afirmava ser a doença a razão do prolongamento das férias.

Segundo o Ministério da Saúde, os dados mais atualizados sobre Influenza A, de 28 de novembro do ano passado, apontavam para 1.632 mortes pela doença no Brasil. Entre março e abril deste ano, o governo pretende vacinar os brasileiros contra o H1N1 por meio de 83 milhões de doses.