Em 6 dias, 14 municípios do RS decretam emergência

Portal Terra

PORTO ALEGRE - Dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul indicam que, até as 18h38 da quarta-feira, 14 prefeituras decretaram situação de emergência por causa da chuva no estado em janeiro. Segundo a corporação, o número de municípios atingidos por problemas causados pela precipitação e ventos chegam a 57.

De acordo com a Defesa Civil, a chuva deixou 118 pessoas desabrigadas, 1.034 desalojadas, 77 residências destruídas e 2.059 danificadas, além de causar duas mortes. Na última terça-feira, uma ponte que cruza o rio Jacuí, no limite entre Agudo e Restinga Seca, desabou. Nesta quinta-feira, a Defesa Civil estimava que cinco pessoas que caíram na água ainda estavam desaparecidas. Dez vítimas foram resgatadas.

Ainda segundo a corporação, decretaram emergência Campos Borges, Alto Alegre, Travesseiro, Vera Cruz, Tunas, Nova Palma, Serafina Correa, Fontoura Xavier, Segredo, Guaporé, São Valentim do Sul, Bom Retiro do Sul, Cotiporã e São Marcos. De acordo com a Defesa Civil, as duas últimas cidades tiveram problemas com vendavais, enquanto as outras foram afetadas pela chuva.