No dia do aniversário, menino é atacado por pitbull em MG

Ney Rubens, Portal Terra

BELO HORIZONTE - O menino Diogo Alves Fernandes, que completa nesta quarta-feira 1 ano de idade, foi atacado por um cão da raça pitbull nesta manhã. O ataque ocorreu no quintal da casa onde mora com a família, no bairro Palmeiras, região oeste de Belo Horizonte.

Segundo os médicos do Pronto-Socorro do Hospital João XXIII, para onde o menino foi levado, Diogo teve ferimentos no rosto, cabeça e perdeu massa encefálica. No início da tarde ele foi levado para o bloco cirúrgico. O estado de saúde dele é grave.

Uma vizinha da família viu quando a criança foi socorrida. "Ela estava toda ensangüentada. A mãe estava desesperada, chorando muito naquele desespero achando que o menino tinha morrido", disse a aposentada Edir Alves Dias.

"É um cachorrão muito grande. Esta foi a segunda vez que o cachorro atacou na própria casa. Na primeira ele mordeu a sobrinha do dono do cachorro e feriu a bochecha dela", disse.

No hospital, os pais e avós do menino não quiseram dar declarações.

Ataques diários

O HPS, referência em atendimento a vítimas de cães violentos, informou que somente nos seis primeiros dias deste ano, 11 pessoas já deram entrada no hospital após serem atacadas em Belo Horizonte.

Segundo o HPS, no ano passado foram registrados 890 casos, e em 2008 1.120 ataques.