Sean e pai comeram hamburguer, diz deputado americano

Andréa Bruxellas, Portal Terra

RIO DE JANEIRO - Sean e pai comeram hamburguer, diz deputado americano

O deputado do Partido Republicano de Nova Jersey, no Estados Unidos, Chris Smith, afirmou nesta quinta-feira que Sean Goldman e seu pai biológico, David Goldman, falaram sobre basquete e comeram um hamburguer antes de embarcarem para os EUA.

"Há uma hora, David e Sean estavam rindo, falando sobre basquete, falando sobre Nova Jersey", afirmou o parlamentar. "Como vai ser legal para Sean brincar lá." Sean embarcou com seu pai para os Estados Unidos nesta quinta-feira, encerrando uma saga judicial de cinco anos que abalou as relações entre os dois países.

Ainda segundo o deputado, que acompanhou o caso nos últimos meses, o homem que estava com Sean até agora não era seu pai. "É uma pena que esse retorno para o pai não tenha acontecido há cinco anos", disse.

A porta-voz do consulado americano no Rio de Janeiro, Orna Blum, afirmou que, quando Sean ficou em uma sala privada com o pai, eles brincaram e o menino parecia feliz. "O Sean teve um tempo para ficar com o pai, psicólogos e representantes do governo americano. A reunião foi privada e não tive acesso", disse. "Mas vi e ouvi pela porta que eles estavam brincando e, apesar de cansado, ele parecia feliz."

De acordo com Orna, a família brasileira de Sean teve acesso livre ao consulado, inclusive ao estacionamento. Ela negou que eles tenham sido impedidos de entrar de carro. "Foi uma pena. Tentamos evitar essa exposição", afirmou.

Smith também comentou o fato de Sean e o padrasto terem andado um trecho na rua e por isso, terem sido acuados por jornalistas antes de entrar no consulado. "Estou muito desapontado por ele ter sido obrigado a passar por esse constrangimento na rua", afirmou o deputado.