Chuva forte atinge RS e causa alagamentos em Porto Alegre

Portal Terra

SÃO PAULO - Uma pancada de chuva atingiu parte do Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira. Em Porto Alegre (RS), a chuva deixou algumas vias alagadas, segundo a Defesa Civil do município.

Desde novembro deste ano, a Defesa Civil do Estado registrou 211 cidades em emergência por causa dos temporais. Cerca de 2 mil pessoas ficaram desabrigadas e 4.126, desalojadas. Os temporais de novembro destruíram 345 residências, deixando outras 15.580 danificadas, e oito pessoas morreram.

Muitos alagamentos não podem ser evitados em razão da grande quantidade de água em um curto espaço de tempo, de acordo com a Defesa Civil.

- Temos feito um trabalho preventivo para que os danos com as chuvas sejam os menores possíveis. Felizmente, desta vez, não houve registro de incidentes mais graves, como queda de árvores - diz o solado Alex Cardoso.

Segundo a agência de meteorologia Climatempo, áreas de instabilidade espalham muitas nuvens sobre o Estado. Em Porto Alegre chovia fraco às 13h30, e a temperatura registrada no centro da cidade chegava a 26°C neste horário.

Durante a noite desta quinta-feira, véspera de Natal, as cidades do extremo sul do Estado, como Uruguaiana e Bagé, podem registrar pancadas de chuva, de acordo com a Climatempo.