TCE suspende licitação de monotrilho em SP

Portal Terra

SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu a licitação aberta pelo Metrô, que vai construir o monotrilho que vai ligar a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. A licitação foi suspensa menos de um mês após o Metrô anunciar a construção do transporte.

As liminares foram concedidas pelo conselheiro Antonio Roque Citadini, que atendeu a solicitação do consórcio Construcap/CCSP Engenharia e Comércio e do Sindicato Interestadual da Industria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) . De acordo com os empreiteiros, existem algumas irregularidades na disputa como a ausência de um planejamento básico para uma obra deste tipo.

Segundo o TCE, o julgamento das duas representações acontecerá em fevereiro de 2010, quando a disputa poderá acontecer novamente.

O Metrô publicou na terça-feira no Diário Oficial do Estado o aviso de suspensão da concorrência até uma nova decisão do TCE. As justificativas do governo devem ser apresentadas em 48 horas, porém o prosseguimento da licitação esbarra no recesso que o tribunal cumpre de 24 de dezembro até 11 de janeiro.

De acordo com a Secretaria dos Transporte Metropolitanos, a companhia enviará os esclarecimentos no prazo determinado e afirmou que procedimentos de representação como esses são corriqueiros em processo de licitação.