Lula vai a Natal de população de rua e de catadores em São Paulo

Flávia Albuquerque , Agência Brasil

SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na manhã de hoje (23), na quadra do sindicato dos Bancários de São Paulo, da celebração de Natal da população em situação de rua e dos catadores de material reciclável.

Segundo nota da Presidência da República, a festa foi organizada pelo Movimento Nacional de População em Situação de Rua e pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, em parceira com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Pastoral de Rua e a Prefeitura de São Paulo.

Durante o evento, será assinado um decreto que institui a política nacional para a população em situação de rua. Também será assinada a medida provisória que instituiu crédito do Imposto sobre Produtos Industrializados para a indústria que comprar matéria prima reciclada de cooperativas de catadores

A medida tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da cadeia da reciclagem e evitar grandes variações nos preços desse material

Lula também doará dois prédios para atender reivindicação dos movimentos por moradia. Um dos prédios é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o outro é da Secretaria do Patrimônio da União.

O Movimento dos Catadores entregará à Fundação Nacional de Saúde o selo Amigo do Catador em homenagem ao trabalho desenvolvido em favor dessa população.

Também serão firmados convênios para a financiar a infraestrutura para cooperativas e associações de catadores.