Candidatos à UFSC reclamam de tempo de prova e calor intenso

Fabrício Escandiuzzi, Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - O tempo de quatro horas destinado às provas dissertativas e de redação e o calor intenso se transformaram nos maiores desafios para os alunos que prestaram o último dia do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina. Confira logo mais a correção online das provas, realizada pelo Terra e os professores do Sistema COC de Ensino.

No total, pouco mais de 30 mil estudantes disputam vagas nos 82 cursos oferecidos pela instituição no segundo maior vestibular de sua história. As provas nesta segunda-feira tiveram início às 14 horas.

Segundo o estudante Felipe Sarnajotto, 20 anos, que disputa uma das vagas para o curso mais concorrido da UFSC, o de Medicina, o tempo acabou sendo o maior inimigo. Ele ressaltou que o peso da redação e das questões seria muito curto. "O número de questões aumentou mas, no entanto, o tempo de prova permaneceu o mesmo", disse. "O grande inimigo foi o tempo, pois fazer uma redação e responder 30 questões dissertativas requer muita concentração".

Para Felipe, o horário das provas da UFSC poderia ter sido acrescido em uma hora, pelo menos na prova desta segunda-feira. "É a mais complicada, sem dúvida nenhuma", afirma. "Com uma hora a mais, poderia ser mais tranqüilo para todo mundo".

Para Alícia Forrer Garcia, 17 anos, o tempo da prova também poderia ter sido ampliado. "São muitas questões, além de uma redação", disse a jovem, que busca uma vaga no curso de Geografia. "Mas acredito que fui bem. A mudança da data do Enem fez com que eu pegasse firme nesses últimos dias".

Calor de 34 graus

Outro ponto bastante destacado neste último dia de provas foi o intenso calor. Os termômetros chegaram a registrar 35 graus durante a tarde em Florianópolis o que, segundo alguns vestibulandos, tornou as provas insuportáveis.

"Não sabia se escrevia, tomava água ou me abanava", disse Gladis Maria Matista, 18 anos. "Estava difícil permanecer na sala".

O gabarito, originalmente programado para a manhã desta terça-feira, deve ser divulgado ainda às 20h desta segunda-feira. No segundo maior vestibular de sua história, as provas foram realizadas em 13 cidades de Santa Catarina e valem vaga para 82 cursos.

Abstenção bate nos 18%

Ao término dos três dias de provas, a 6.058 inscritos estiveram ausentes. O número totaliza um taxa de abstenção de 18,52% - índice bem superior 13,97% registrados no ano passado.