Portal Terra
PORTO ALEGRE - O Rio Grande do Sul pode sofrer com novas instabilidades que se aproximam do oeste do estado. Segundo a agência meteorológica Climatempo, nas próximas horas desta quinta-feira chove com intensidade que pode variar de moderada a forte em Uruguaiana com rajadas de vento de até 60 km/h. A temperatura caiu de forma rápida em uma hora, de 27ºC para 22ºC. O número de cidades que decretaram estado de emergência subiu para 52. Oito pessoas já morreram em virtude dos vendavais e temporais que atingem a região Sul desde a semana passada.
As áreas de instabilidade se formaram sobre o norte-nordeste da Argentina e associadas à formação de uma nova frente fria devem provocar temporais em grande parte do Sul do Brasil nesta quinta-feira.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o município de Três de Maio foi atingido por um tornado nesta quarta e os trabalhos para auxílio foram intensificados. Em Progresso, o temporal, com ventos superiores a 100km/h, deixou várias casas destelhadas e árvores foram arrancadas.
As cidades que decretaram situação de emergência no estado são: Minas do Leão, São Sebastião do Caí, Taquari , Taquara, General Câmara, Coronel Barros, Piratini, Feliz, Butiá, Canguçu, Vale Verde, Dom Pedrito, Tramandaí, Bagé, Balneário Pinhal, Três Cachoeiras, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Arroio do Sal, Pareci Novo, Linha Nova, Três Forquilhas, Terra de Areia, Cidreira, Novo Hamburgo, São Jerônimo, Sapucaia do Sul, Amaral Ferrador, Dom Pedro do Alcântara, Rolante, Alegrete, Camaquã, Maquine, Picada Café, Unistalda, Quarai, Santa Rosa, Boqueirão do Leão, Mato Queimado, Rosário do Sul, São Francisco de Paula, Passo do Sobrado, Cachoeira do Sul, Silveira Martins, Cacequi, Caçapava do Sul, Cerrito, Manoel Viana, São Martinho da Serra, Tupanciretã, Mormaço, Parobé.