Temporais voltam a atingir Sul do país nesta terça

Portal Terra

PORTO ALEGRE - Os temporais que deixaram 36 cidades em emergência, 1.095 pessoas desalojadas, 6 mil desabrigadas e oito mortos voltam a atingir o Rio Grande do Sul e os demais estados da região nesta terça-feira, segundo a Climatempo. A previsão que as nuvens carregadas se desloquem desde a região da Campanha até o oceano, atingindo a capital Porto Alegre durante a tarde e depois, os estados de Santa Catarina e Paraná.

Segundo a agência meteorológica, sem contar os temporais desta segunda, o volume de chuva chega a ser mais que o triplo da média do mês de novembro na região de São Luiz Gonzaga, no noroeste do estado. Nesta região, foram registrados 550 mm de precipitação, sendo que a média do mês é de 160 mm. No Centro e na Fronteira Oeste, foram registrados 450 mm, exatamente o triplo da média mensal. Em Porto Alegre, a média mensal é de 105 mm mas o volume de água chegou a 405 mm nos últimos dias.

Nesta segunda-feira decretaram emergências os municípios de Alegrete, Amaral Ferrador, Camaquã, Dom Pedro de Alcântara, Maquiné, Picada Café, Quaraí, Rolante e Unistalda. Segundo a Defesa Civil, os temporais já destruíram 14,7 mil casas e danificaram outras 8,5 mil.