Cerca de 14 mil permanecem sem luz devido a temporal no RS

Portal Terra

PORTO ALEGRE - Cerca de 14,2 mil clientes permanecem sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Os problemas com o fornecimento começaram na última quinta-feira, após um temporal seguido por fortes rajadas de ventos. Somente na área de atendimento da Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee) são 1,2 mil clientes sem luz. Já na área abastecida pela AES Sul, o total chega a 13 mil. A Rio Grande Energia (RGE) afirma que os últimos problemas com falta de energia elétrica foram solucionados na tarde de segunda-feira.

A AES Sul informou que a energia de 5 mil clientes das regiões da fronteira e central foi desligada na segunda-feira, devido às cheias dos rios. Em toda a área de concessão da empresa, 13 mil pessoas estão sem luz. Ao todo, 210 equipes trabalham para normalizar o fornecimento de energia elétrica, que caiu com os estragos do temporal do final de semana.

Segundo a Ceee, os problemas com o fornecimento de energia estão concentrados na área rural de Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Maquiné e Terra de Areia, no litoral norte do Estado. A empresa afirmou que a demora no restabelecimento se deve à dificuldade em acessar estes locais. A previsão é que até o final da tarde desta terça-feira o problema seja resolvido.

As equipes da concessionária atenderam, em quatro dias, 5,2 mil ocorrências, o equivalente a cerca de 1,3 mil por dia. Nos 72 municípios de concessão da Ceee, os técnicos já atenderam a 16.613 ocorrências causadas pelo temporal do dia 19 de novembro. Nas redes dos municípios do litoral norte, 741 postes de energia foram afetados e 30 transformadores queimados.

Em todo o Rio Grande do Sul, 36 municípios decretaram situação de emergência em razão das chuvas. O total de pessoas desabrigadas é 1.095, e 8.504 estão desalojadas. O estado registrou também 14.785 casas danificadas e 48 totalmente destruídas. Oito pessoas morreram.