Sete mil pessoas ainda estão desabrigadas ou desalojadas no RS

Portal Terra

PORTO ALEGRE - Dados da Defesa Civil indicam que pelo menos mil pessoas estão desabrigadas e seis mil desalojadas no Rio Grande do Sul por causa dos temporais que atingem o estado desde a última quinta-feira. Segundo o coronel João Prates, subchefe da corporação, 28 cidades decretaram situação de emergência nos últimos dias, mas o número deve passar de 40.

De acordo com o coronel, as cidades que mais sofrem com as chuvas nesta segunda-feira são Camaquã, Canguçu, Rosário do Sul, Dom Pedrito, Quaraí, São Borja e municípios próximos. Desde a quinta-feira, a Defesa Civil registrou sete mortes por causa dos temporais.

Prates afirma também que, neste ano, 429 cidades chegaram a decretar situação de emergência por causa de temporais no estado.

Dados das distribuidoras de energia elétrica indicam que 9,9 mil clientes estavam sem eletricidade às 12h30 desta segunda-feira no Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, segundo as concessionárias, 611 mil pontos de abastecimento chegaram a ficar sem luz por causa da chuva e do vento.