Enquete: maioria acredita que governo teve culpa no apagão

JB Online

DA REDAÇÃO - 63.53% dos leitores do JB online acreditam que o governo teve culpa no apagão que atingiu 18 estados do país na terça-feira, 10 de novembro.

O leitor Marcus Oliveira, do Rio de janeiro, comentou:

"Claro! Teria sido mais proveitoso se, ao invés de procurar, apenas depreciar o FHC pelo racionamento, que realmente foi um arraso, tivessem trabalhado com seriedade para evitar este tipo de transtorno ou, pelo menos, ter condições de detectar o motivo que teria provocado algum problema no fornecimento".

Lindorf Carrijo, de Brasília, completou, afirmando que "a maior culpa deste e da maioria dos nossos governos é nunca admitir que a incompetencia e pouco caso é uma regra quase que geral na gestão pública", e completando que "os reursos técnicos de bloqueio e segregação de falhas não foram eficientes".

Já Arthur defendeu, de Nova York, que a culpa tecnicamente não é do governo, declarando:

"Foi uma ocorrência de baixa probabilidade. Certamente a perda de três linhas de transmissão na mesma região, simultâneamente ou separadas por pequeno intervalo de tempo. Nenhum sistema elétrico sobrevive intacto a problemas deste tipo. Claro que lemos e ouvimos disparates de todos os lados mas, tecnicamente, ninguém é culpado, seja quem for o ministro ou o governo."

Jefferson, do Rio de Janeiro, concordou, afirmando que "a interrupção de luz em cascata, foi oriundo de fatos que nada têm com falta de investimentos"