AM: apuração das eleições do PT começa antes do fim da votação

Portal Terra

MANAUS - A votação para eleger os dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) em Manaus terminou quando três dos quatro locais de votação já tinham começado a apurar os votos. A Escola Municipal Carlos Gomes, onde funcionou a Zonal 4, teve a votação paralisada no início da tarde e ainda estava com as urnas abertas às 22h locais (0h em Brasília).

A chapa "Mensagem ao Partido", encabeçada pelo deputado federal Francisco Praciano, entrou com denúncia de irregularidades no pleito. - Nós verificamos que várias cédulas apresentavam os números errados das chapas. Também constatamos que houve grande quantidade de quitações (pagamento da anuidade do filiado) pagas por uma determinada chapa. Isso são práticas que o PT sempre denunciou e, agora, dentro do partido são utilizadas pra ganhar a eleição de qualquer maneira -disse o vereador José Ricardo, pertencente à chapa de Praciano.

Até as 19h30 locais (21h30 de Brasília), todas as outras 3 zonais estavam com 40% dos votos apurados. O senador João Pedro liderava a disputa para a direção estadual do partido, com o deputado estadual Sinésio Campos em segundo. Os demais votos estavam divididos entre o deputado federal Francisco Praciano, o advogado José Barroncas, o professor Ronaldo Fernandes e o dirigente sindical Zeca do PT.

Cerca de 14 mil filiados votam em todo o Amaznonas, nos 57 municípios onde existem diretórios instituídos.