Bicicletas usadas podem virar presentes de Natal para crianças do DF

Agência Brasil

BRASÍLIA - Quem não sabe o que fazer com a sua bicicleta, ou parte dela, que já não é usada há algum tempo, pode colaborar com o projeto BSB Bike Radical. A parceria entre a Associação Ciclística Coroas do Cerrado e a ONG Rodas da Paz recolhe e reforma as bicicletas que irão para as crianças pobres do Distrito Federal e de escolas públicas da zona rural que fizeram pedidos de presentes de Natal ao Papai Noel dos Correios.

- Aquela bicicleta que as pessoas acham que não tem utilidade nós pegamos, reformamos e entregamos a alguém que precisa e vai usá-la - afirmou à Agência Brasil a vice-presidente da Rodas da Paz, Beth Davison.

As bicicletas podem ser entregues no Eixão do Lazer, no Plano Piloto de Brasília, aos domingos, até o dia 13 de dezembro. O doador também pode ligar para o telefone 3481-3060 ou enviar e-mail para [email protected] que voluntários do projeto combinam o melhor local e horário para buscá-las.

Beth Davison afirmou que, em Brasília, é comum prédios com bicicletários lotados de bicicletas inutilizadas. Por isso, é importante a participação dos síndicos na campanha.

- Muitas vezes as pessoas se mudam e abandonam as bicicletas que enchem e ficam empoeirando os bicicletários, por isso é muito importante que os síndicos façam campanhas em seus blocos.

Segundo a vice-presidente da Rodas da Paz, o projeto, que está em seu sexto ano, recebeu quase mil bicicletas em 2008. Este ano, no entanto, o número de doações ainda é baixo.