ASSINE
search button

Chuva forte provoca uma morte no Sul de Santa Catarina

Compartilhar

Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - As fortes chuvas que atingiram a região sul de Santa Catarina na sexta-feira e neste sábado provocou a morte de uma pessoa e causou prejuízos em pelo menos quatro cidades. Em Orleans, Erildo Martins Ricardo, 46 anos, morreu afogado após ser arrastado pela correnteza da chuva enquanto limpava um bueiro. Ele foi achado em um córrego do bairro São Jerônimo, onde residia.

De acordo com o coordenador regional de Defesa Civil, Djalma Santos Niles, no município de São Ludgero dois aviários foram atingidos pela chuva e um forte vendaval. Em Armazém, duas casas foram afetadas e em Braço do Norte, foram registrados pontos de alagamentos em algumas casas.

"Estamos monitorando ainda o nível do rio Araranguá, que está 1,40 m acima do nível normal. O nível de alerta é em torno de 1,90m", disse.

A recomendação da Defesa Civil é que os moradores das cidades mais afetadas pelas chuvas fiquem atentos a qualquer movimento de terra ou rochas próximo as suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, como banheiros de residências, além de fechar janelas e portas e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.