Portal Terra
DA REDAÇÃO - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, nesta sexta-feira, que o apagão registrado em 18 Estados foi provocado por "três descargas elétricas simultâneas". Os raios teriam atingido as três linhas de transmissão em um intervalo muito pequeno.
Os dados detalhados sobre as causas do apagão serão divulgados pelo ONS na próxima terça-feira. O órgão vai apresentar os resutados das análises de um equipamento - os osciloperturbógrafos - das subestações de transmissão de energia.
Os osciloperturbógrafos monitoram o fluxo de carga nas linhas de transmissão, funcionando como uma espécie de caixa-preta, guardando informações quando há interrupções. Apesar de não oferecer as respostas, os oscilogramas produzidos por eles devem ser como uma fotografia do que houve na hora do blecaute que deixou 18 estados sem energia.
O governo até o momento alega que a interrupção no fornecimento de energia foi provocada por condições climáticas adversas. Segundo a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, quem deverá investigar as possíveis responsabilidades pelo apagão será a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).