Polícia apreende 127 kg de cocaína em barco no rio Amazonas

Portal Terra

BELÉM - A Polícia Civil do Pará e agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam na noite de quarta-feira, cerca de 127 kg de cocaína em Juruti, extremo oeste do Pará, na região do Baixo Amazonas. A droga estava dentro de um barco pequeno, conhecido como bajara, na comunidade de Santa Rita, situada à margem esquerda do rio Amazonas. Além da droga, as equipes apreenderam o barco e o motor da embarcação, de 15 HP.

A apreensão ocorreu durante fiscalização de rotina da Polícia Civil e do Ibama, para combate a crimes ambientais na região. Segundo a polícia, os dois tripulantes da embarcação fugiram pelas matas do rio Amazonas e abandonaram todo o entorpecente no local.

Segundo a polícia, durante a ação, os agentes identificaram embarcações de pequeno porte suspeitas de fazer o transporte de objetos ilegais. Durante a fiscalização nas embarcações, os agentes encontraram recipientes usados caracteristicamente por traficantes de drogas na região.

De acordo com o delegado Jardel Guimarães, titular da Superintendência Regional da Polícia Civil no Baixo e Médio Amazonas, a diversificação do combate ao tráfico de drogas na região, é feita através de ações urbanas e nas estradas. Os agentes realizam constantes investigações sobre as atividades de vendas no varejo pelas bocas-de-fumo do tráfico doméstico, nacional e internacional, pelo leito do rio Amazonas.