Rio Cricaré transborda e trecho da BR-101 no ES é interditado

Agência Brasil

VITÓRIA - A chuva que atinge o Espírito Santo provocou o transbordamento do Rio Cricaré, próximo ao município de São Mateus, no norte do estado. Na BR-101 a pista está interditada nos dois sentidos, entre o km 64 e o km 63. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no estado, o tráfego será restabelecido tão logo diminua o volume de água na pista.

O superintendente do DNIT no estado, Elio Bahia, orienta os motoristas que trafegam rumo ao norte do estado, em direção à Bahia, a seguirem por uma via alternativa, a partir do km 37, em Sayonara, passando por Pinheiros e Nova Venécia, até retornar a Jaguaré, no km 93 da BR-101. O desvio totaliza 117 km de rodovia estadual.

De acordo com a Defesa Civil do Espírito Santo, não chove forte no estado há quase 24 horas. Ocorreram chuvas isoladas ontem, e a previsão do tempo para hoje é de mais precipitações ao longo do dia e durante a noite. Os temporais já afetaram 33 cidades e prejudicaram 700 mil moradores.

O município de Ecoporanga decretou ontem situação de emergência. Viana, Vila Velha, João Neiva, Itaguaçu, Rio Bananal, São Domingos do Norte e Governador Lindemberg também estão nessas mesmas condições. Já a cidade de Santa Leopoldina mantém decreto de estado de calamidade pública.

Na capital Vitória, redes de supermercados e o Corpo de Bombeiros estão recebendo doações para serem enviadas às vítimas nas áreas atingidas. Alimentos, roupas, fraldas descartáveis, colchões e material de limpeza são os principais produtos recebidos nos postos de coleta.