Deve chover na maior parte do país nesta quarta-feira

Portal Terra

SÃO PAULO - A maior parte do Brasil deve ter chuva nesta quarta-feira. Com exceção de algumas áreas, como a cidade de São Paulo, norte de Minas Gerais e litoral do Rio de Janeiro, a precipitação pode atingir todas as regiões do país. As informações são da Climatempo.

Sudeste

Ar seco deixa o tempo firme no norte de Minas Gerais, no sul e no leste de São Paulo, inclusive na capital paulista e no litoral do Rio de Janeiro. No triângulo e no oeste de Minas, o sol aparece entre muitas nuvens e chove ainda no período da manhã. Nas demais áreas, o sol aparece forte, mas o tempo abafado favorece o aumento de nuvens que provocam pancadas isoladas de chuva a partir do meio da tarde.

Sul

Uma frente fria avança sobre o Sul do país. O tempo fica chuvoso no oeste gaúcho, com risco de chuva forte. O ar mais seco e quente deixa o tempo firme no leste do Paraná no nordeste e no leste de Santa Catarina. Nas demais áreas catarinenses e paranaenses e no norte e nordeste gaúcho o sol brilha forte, mas nuvens crescem no decorrer do dia e provocam chuva passageira à tarde e à noite. Nas demais áreas gaúchas, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora.

Nordeste

O sol brilha forte no Nordeste. O vento úmido que sopra do mar favorece a formação de nuvens que provocam chuva fraca e passageira na faixa litorânea que vai do sul da Bahia à Paraíba. No oeste baiano, no centro-sul do Piauí e em quase todas as áreas do Maranhão, chove de forma isolada à tarde. No norte maranhense e em todas as outras áreas da Região, o tempo fica seco.

Norte

O céu fica com muitas nuvens e chove a qualquer hora em Rondônia, no Acre, no sul do Amazonas, no sul do Pará e no oeste do Tocantins. Há risco de chuva forte com trovoadas. O sol brilha forte, o calor é intenso e chove apenas de forma rápida à tarde em Roraima, no Amapá, no norte do Pará e no norte do Amazonas, inclusive em Manaus. Nas demais áreas da região, o sol aparece entre nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Pode chover forte.

Centro-Oeste

O tempo fica chuvoso no centro-norte de Mato Grosso. Nas demais áreas de Mato Grosso, em Goiás no Distrito Federal e no norte de Mato Grosso do Sul, o tempo fica bastante instável, com períodos de sol que intercalam com pancadas de chuva e sensação de bastante abafamento. O sol aparece forte e faz bastante calor nas demais áreas do Centro-Oeste. Há previsão apenas de chuva rápida e isolada à tarde e noite.