Chuva continua no ES; milhares estão desabrigados e desalojados

Portal Terra

VITÓRIA - Apesar da trégua na segunda-feira, a chuva voltou a cair na capital do Espírito Santo. Segundo a agência meteorológica Climatempo, o sol aparece entre muitas nuvens e chove ao longo do dia no estado. O governo estadual organizou uma frente de trabalho para prestar assistência às pessoas atingidas pelas chuvas desde sexta-feira. Quase oito mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas em todo o estado.

Nesta terça-feira, as operações devem se concentrar no município de Santa Leopoldina, um dos mais atingidos, além de ações nas cidades de Serra e Viana.

Com a trégua dessa segunda-feira, na região da Grande Vitória, a população aproveitou para limpar as casas, abrir o comércio e contabilizar os prejuízos. Balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual aponta que as chuvas afetaram cerca de 687 mil pessoas em todo o estado. Segundo o levantamento, 2.696 pessoas estão desabrigadas e mais de 5 mil estão desalojadas. Três pessoas morreram e três ficaram feridas no estado. De acordo com o balanço, mais de 113 mil edificações foram danificadas.

Muitas ruas e avenidas continuam inundadas em Vila Velha. No bairro Cobilândia, uma das áreas mais atingidas pelas águas, é impossível distinguir o valão da rua. Para sair de casa, os moradores precisam enfrentar a água suja.

Os municípios de Vila Velha, Viana, Rio Bananal, João Neiva, Ibiraçu, São Domingos do Norte e Santa Leopoldina já decretaram situação de emergência.

Muitas pessoas ainda estão ilhadas e esperam o resgate do Exército, que disponibilizou 40 homens e três caminhões para ajudar a população.