Candidatos devem receber cartão da prova do Enem até dia 30

Portal Terra

BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) entregará o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem a todos os candidatos até o dia 30 de novembro. O Cartão, que contém o local onde será realizado o exame, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de respostas do questionário socioeconômico, será enviado para o endereço indicado no ato da inscrição. A especificação da data foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo a publicação, caso o inscrito não receba o seu Cartão de Confirmação de Inscrição até esta data, deverá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página htt://enem.inep.gov.br/consulta.

Com o cartão, os candidatos receberão o Manual do Inscrito e o questionário socioeconômico. O Manual do Inscrito contém as informações gerais sobre o Enem 2009, as competências e habilidades a serem avaliadas, os critérios de avaliação de desempenho dos participantes nas provas. O questionário socioeconômico terá folha de respostas própria. O inscrito no Enem 2009 deverá responder o questionário e entregar a folha de respostas no dia e local de realização das provas.

Provas:

O Enem 2009 é concebido a partir das orientações curriculares previstas para o ensino médio, que estão estruturadas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Por isso, o exame será constituído por quatro provas, contendo 45 questões objetivas de múltipla escolha cada.

A redação deverá ser feita em Língua Portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

No sábado, dia 05 de dezembro, das 13h às 17h30, serão aplicadas as prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 06 de dezembro, domingo, das 13h às 18h30, serão realizadas as prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília-DF. As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Cerca de 4,5 milhões de estudantes se inscreveram para participar da edição 2009 do Enem.

É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, Cartão de Confirmação de Inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.