Portal Terra
SÃO PAULO - Cerca de 1,5 mil livros escolares foram encontrados dentro de uma caçamba de lixo em Ribeirão Preto, cidade localizada a 313 km de São Paulo. Os cadernos de exercício do aluno, distribuídos pela rede estadual de educação de São Paulo, estavam ao lado da escola Eugênia Vilhena de Moraes, na Vila Virgínia. Foram encontrados livros de diferentes disciplinas como matemática, português, geografia, filosofia e sociologia. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
A maior parte dos livros foi encontrada solta dentro da caçamba. Entretanto, também havia exemplares com embalagens fechadas e informações como nome e endereço da escola na etiqueta. Segundo o jornal, os funcionários da escola disseram à Polícia Civil que parte dos livros pertencia à escola, mas não souberam explicar como o material foi parar no lixo.
Os livros foram encontrados pela polícia após denúncia anônima. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram um catador de papel recolhendo o material e moradores da região indignados com o desperdício. Parte do material foi recolhido pela polícia e deve passar por uma perícia. O restante foi empilhado na porta da sala da administração da escola.
Ainda segundo o jornal, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação negou que funcionários da escola tenham jogado o material no lixo e disse que será aberta uma investigação.
De acordo com a polícia, o responsável por jogar os livros no lixo pode ter que responder pelo crime de dano ao patrimônio público, com pena de três meses a três anos de prisão.