Ciclistas comemoram seu dia com 20 horas de pedaladas em Brasília

Agência Brasil

BRASÍLIA - Um desafio de 20 horas no circuito de dez quilômetros montado no Parque da Cidade, mobilizou 300 ciclistas para comemorar o Dia do Ciclista no Distrito Federal, que será nesta segunda-feira.

O evento começou às 16h de sábado e terminou hoje às 12h.

- Temos que comemorar mesmo e comemorar fazendo o que mais gostamos, que é pedalar - disse a organizadora do evento, Kátia Rodrigues, que coordena o grupo Pedal Noturno.

O grupo foi criado há quase cinco anos por um grupo de amigos que gostava de pedalar e não tinha tempo para exercitar a prática durante o dia. O grupo se reúne de segunda a sexta-feira para andar de bicicleta pela cidade.

Para Kátia Rodrigues, que Brasília é uma cidade com boas condições para se tornar referência em ciclovias, como promete o projeto do governo do Distrito Federal. Para ela, porém, as ciclovias existentes além de não estarem interligadas, precisam de manutenção.

- Se a cidade for repensada, é possível, sim, haver ciclovias com faixas e elas serem interligadas. Existem algumas sendo implantadas atualmente, mas não basta implantar. É preciso implantar de uma forma adequada e que ela tenha a manutenção, porque se não deteriora.

O projeto do governo do Distrito Federal, lançado há dois anos, é concluir uma malha de ciclovias de 600 quilômetros, tornando Brasília referência mundial.