RS pode ter granizo e deve chover na maior parte do País

Portal Terra

PORTO ALEGRE - Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul podem ser acompanhados de queda de granizo neste sábado. O alerta é da Defesa Civil do Estado, que afirma ainda que as pedras de gelo podem atingir o oeste, centro-norte e nordeste gaúchos. A corporação recomenda ainda que a população evite áreas de alagamentos e cuide o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras.

Apesar do alerta, a Defesa Civil não havia registrado nenhum ocorrência por causa do mau tempo até as 10h35. Segundo a Climatempo, a chuva forte deve atingir os três Estados do Sul, e pancadas devem ser registradas em todas as regiões do País, com poucas exceções, como na cidade de São Paulo.

Confira a previsão completa da Climatempo:

Sul

Uma frente fria avança pelo Sul do País e deixa o tempo chuvoso, com chuva forte e fortes rajadas de vento no centro-oeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Há risco de chuva forte. Em Curitiba, sol brilha forte e chove a partir da noite. Nas demais áreas do Paraná e de Santa Catarina e no nordeste gaúcho, o sol brilha forte, mas ao longo do dia, as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva principalmente a partir da tarde.

Sudeste

O sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora no centro-norte de Minas e do Espírito Santo. O sol brilha forte e não chove no centro-sul e no leste de São Paulo, inclusive na capital, na região do Grande Rio, na região dos Lagos e na Costa Verde. Nas demais áreas do Sudeste, o sol brilha forte e chove de forma isolada a partir da tarde.

Nordeste

Áreas de instabilidade deixam o céu com muitas nuvens e provocam chuva a qualquer hora no centro-sul, na Bahia, inclusive em Salvador. O sol brilha forte e o tempo abafado forma nuvens carregadas que provocam chuva a partir do meio da tarde no sul do Maranhão e do Piauí, no norte da Bahia, no Sergipe e no oeste do Alagoas e de Pernambuco. Sol entre muitas nuvens e chuva nas outras áreas da Bahia. Nas outras regiões nordestinas, o tempo fica firme.

Norte

O sol aparece com força e não chove no centro-norte do Pará, no Amapá, em Roraima e no nordeste do Amazonas, inclusive em Manaus. O sol aparece fraco entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva no sul do Tocantins e no oeste do Amazonas. Nas demais áreas, o sol aparece com força e o tempo abafado forma nuvens carregadas que provocam pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.

Centro-Oeste

O sol aparece com força e o tempo abafado forma nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva a partir do meio da tarde em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás Nas demais regiões do Centro-Oeste, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia.