Operação contra tráfico de drogas prende 19 suspeitos no RS

Portal Terra

RIO GRANDE DO SUL - Uma operação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Sul e da Brigada Militar terminou nesta quinta-feira com a prisão de 19 suspeitos e a apreensão de armas, drogas e veículos. A ação visava combater o tráfico de drogas no Estado e foram realizadas ações na região metropolitana de Porto Alegre, no litoral norte gaúcho e também na praia de Garopaba, em Santa Catarina.

A operação começou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira e mobilizou 750 agentes dos Batalhões de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar de Porto Alegre e Passo Fundo (RS). Foram cumpridos 90 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão.

Os policiais efetuaram 19 prisões na operação e apreenderam grande quantidade de cocaína, crack e armas, assim como mais de 20 veículos. A concentração maior de agentes ocorreu nas vilas Campo da Tuca, Bom Jesus, Cachorro Sentado e Cruzeiro, em Porto Alegre. Mas a ação ainda teve desdobramentos nas cidades de Imbé e Osório, no litoral norte, e em Garopaba, Santa Catarina, segundo informações do MP-RS.

O promotor de justiça Ricardo Herbstrith, coordenador da equipe de investigadores criminais, destacou que as investigações duraram 11 meses e que durante este período foram apreendidos 150 kg de cocaína e crack. O promotor ressaltou que a operação capturou criminosos "atacadistas", que "abasteciam traficantes que atuam no varejo". Herbstrith também informou que a droga era originária do Paraguai e da Bolívia.