ASSINE
search button

CPI do MST deve ser protocolada na próxima terça-feira

Compartilhar

Marina Mello, Portal Terra

BRASÍLIA - Lideranças do DEM devem protocolar na próxima terça-feira requerimento pedindo a instalação da CPI mista que vai investigar supostas irregularidades em repasses da União ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O partido decidiu protocolar o documento depois de ouvir do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a garantia de que na quarta-feira será realizada uma sessão do Congresso Nacional na qual o requerimento poderá ser lido e a comissão, finalmente instalada.

Parlamentares do DEM estavam receosos de protocolar o requerimento sem saber quando haveria sessão do Congresso por causa da possível retirada de assinaturas, como ocorreu da primeira vez em que eles tentaram criar a CPI.

Mas, segundo interlocutores, Sarney teria telefonado ontem para o líder do DEM na Câmara Ronaldo Caiado (GO) e avisado que a sessão do Congresso está marcada e que, se o partido quiser, pode protocolar o requerimento na semana que vem.

De acordo com a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), a ideia é protocolar o requerimento um dia antes da sessão para não dar tempo que, pressionados pelo governo, parlamentares acabem desistindo e retirando suas assinaturas.