Portal Terra
RECIFE - Ao invés de ficar em tendas, como cogitado inicialmente, durante sua visita às obras de revitalização e integração do rio São Francisco em Custódia (PE), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ficou hospedado no antigo escritório do engenheiro-chefe das obras - totalmente remodelado para o petista passar a noite. O espaço foi dividido em quartos, que também abrigou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. As informações são do Diário de Pernambuco.
Segundo a reportagem, apesar de ter sido improvisado, o alojamento oferece todo conforto ao presidente. O bufê para a comitiva, com direito a bebidas e canapés, foi oferecido pelo restaurante La Cuisine - que encaminhou nove cozinheiros e 20 garçons distribuídos em três espaços.
Ainda de acordo com o jornal, os quartos para os 10 empresários e 16 ministros e governadores têm cama king size, frigobar e banheiro privativo. Contudo, apenas a suíte presidencial contaria com TV.
O Diário afirma também que, completando o cenário, próximo ao alojamento do presidente, foi construída uma pista de pouso para helicópteros, de tamanho não divulgado.
As obras estão orçadas em R$ 6 bilhões, segundo o Ministério da Integração Nacional. Lula afirmou que não é possível usar a água do rio São Francisco sem antes recuperá-lo e citou ações como o reflorestamento para recuperar as matas ciliares e o tratamento de esgoto para evitar a contaminação do rio.
O governo prevê a conclusão de parte das obras, como tratamento de resíduos sólidos, no ano que vem. Outra etapa ficará para 2011.
- Certamente, eu não vou ver, no meu mandato, tudo aquilo que está sendo feito - declarou o presidente, que termina seu mandato em 2010.