Posse de Toffoli no STF é confirmada para o dia 23

Portal Terra

BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal realizará no dia 23, às 17h, a sessão solene de posse do ex-advogado-geral da União José Antonio Dias Toffoli no cargo de ministro da Corte.

Ele foi indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para assumir a vaga deixada pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que morreu no dia 1º de setembro.

Para a sessão é esperada a participação de representantes dos três Poderes. A cerimônia será conduzida pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes. O novo ministro deverá ser conduzido ao Plenário pelos colegas Cármen Lúcia e Celso de Mello, respectivamente a mais nova e o mais antigo na Corte, para prestar juramento e assinar o termo de posse.

Toffoli nasceu em Marília, São Paulo, em 15 de novembro de 1967. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1990, especializou-se em Direito Eleitoral.

Em 1995, ingressou na Câmara dos Deputados como assessor parlamentar da Liderança do PT até o ano 2000. Foi advogado do PT em campanhas do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva em 1998, 2002 e 2006.

Ele exerceu o cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil de 2003 a 2005. Em março de 2007, foi convidado pelo presidente da República e assumiu o cargo de advogado-geral da União.