Mantega diz que problema com inquilino o colocou na malha fina

Laryssa Borges , Portal Terra

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que um problema com um inquilino foi a causa de sua declaração de Imposto de Renda ter caído na malha fina da Receita Federal. Conforme explicou o ministro, por meio de sua assessoria, o inquilino não fez a declaração do aluguel junto ao Fisco e, na hora de cruzar as informações com as prestadas pelo chefe da Fazenda, a Receita detectou irregularidades nos dados.

"Na malha fina significa que houve alguma irregularidade ou um preenchimento malfeito na declaração ou então houve um descompasso entre o que foi declarado pelo seu inquilino e aquilo que você declarou. Então, a maior parte das pessoas que caem na malha fina corrige o problema e saem dela", disse Mantega.

Atualmente 1,56 milhão de pessoas estão na malha fina do Imposto de Renda, sendo que boa parte delas, na avaliação do ministro, por "descompassos" de informações.

"Cair na malha fina não é nenhum pecado, até o ministro da Fazenda pode cair na malha fina, o presidente da República, seja quem for", disse Mantega.