Indústria paulista cria 14 mil novos postos de trabalho em setembro

Agência Brasil

SÃO PAULO - O nível de emprego na indústria paulista cresceu 0,63% em setembro diante do resultado de agosto, de acordo com dados da Pesquisa Nível de Emprego do Estado de São Paulo, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

De acordo com a pesquisa, foram criados 14 mil novos postos de trabalho no mês passado. No acumulado do ano, houve queda de 1,89%, com menos 43 mil vagas. Na comparação com setembro de 2008, o nível de emprego caiu 8,19%, com a perda de 198 mil vagas.

Entre os setores que criaram mais vagas estão os de confecção de artigos de vestuário e acessórios, com aumento de 2,8%; produtos diversos, elevação de 1,6%; couros e artigos de couro, também com crescimento de 1,6%; e impressão e reprodução de gravações, com 0,8% mais vagas.

Os setores que apresentaram recuo foram fabricação de coque, de produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (-1,1%) e equipamentos de informática (-0,1%). Esse primeiro setor no acumulado do ano, no entanto, foi o que mais contratou, apresentando um índice de 29,5%.

Também estão na lista dos que mais contrataram de janeiro a setembro os setores de produtos alimentícios (20,2%), produtos diversos (5,2%) e confecção de artigos de vestuário e acessórios (3,1%). Os setores que contrataram menos no acumulado do ano foram o de outros equipamentos de transporte (-20,8%), metalurgia (-12,5%) e equipamentos de informática (-9,7%).