Dilma presta depoimento sobre mensalão na próxima terça-feira

Portal Terra

BRASÍLIA - Intimada para ser testemunha do presidente do PTB, Roberto Jefferson (PTB-RJ), e do ex-líder do PP, José Janene (PP-PR), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, prestará depoimento na próxima terça-feira às 18h no processo a que ambos, junto com outras 37 pessoas, respondem por participação no esquema do mensalão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também foi arrolado como testemunha dos mesmos réus, decidiu prestar seus esclarecimentos por escrito.

Lula e Dilma integram a lista de autoridades apontadas como testemunhas dos 39 réus do que o Ministério Público Federal classificou como "quadrilha". Ao todo, também deverão prestar esclarecimentos sobre o esquema de "compra" de parlamentares o vice-presidente da República, José Alencar, os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e da Previdência, José Pimentel, além de pelo menos quatro senadores e 29 deputados federais.

Entre as oitivas, Pimentel prestará seus esclarecimentos às 11h da segunda-feira da próxima semana. Na quarta, será a vez do deputado e ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci (PT-SP). O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-coordenador político do governo Lula, José Múcio Monteiro, apresentará suas explicações no dia 26 de outubro.

Segundo denúncia do Ministério Público Federal, o mensalão era formado por uma quadrilha que tinha o objetivo de "desviar dinheiro público e comprar apoio político" para "garantir a continuidade do projeto de poder" do Partido dos Trabalhadores (PT).

De acordo com o Código de Processo Penal, a testemunha não pode se recusar da obrigação de depor. Como ministra de Estado, Dilma poderá escolher local, dia e hora para apresentar seus esclarecimentos. A mesma legislação, no entanto, abre espaço para que testemunhas não compareçam ao depoimento se "em razão de função, ministério, ofício ou profissão, devam guardar segredo", com a ressalva de o réu as desobrigar do sigilo e elas, portanto, quiserem dar seu testemunho.