ASSINE
search button

Declarações do IR de Dilma e Mantega caem na malha fina

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - As declarações do imposto de renda da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentam restrições de acordo com dados disponíveis no site da Receita Federal. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já teria recebido sua restituição, logo no primeiro lote, segundo afirma a Rádio CBN nesta quarta-feira.

Senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovaram nesta terça-feira um requerimento convidando o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para prestar esclarecimentos sobre o atraso na restituição do Imposto de Renda Pessoa Física.

O requerimento havia sido apresentado semana passada pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e não encontrou grandes resistências da base governista. Ainda não há data definida para a ida do ministro à comissão.

O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou hoje que o governo é "transparente" e não vai se opor a dar explicações no Congresso ou em qualquer outro local sobre o assunto. O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), qualificou a medida de "oportuna", na medida em que Mantega terá condições de fazer aos senadores um balanço da economia brasileira.

O petista destacou que o Brasil foi o primeiro país a sair da crise e que os índices apontam para que a economia possa trabalhar com taxa de crescimento superior a 4% em 2010.

- Tenho segurança que as taxas de crescimento vão normalizar os problemas fiscais, que são passageiros - disse.

O senador ACM Júnior (DEM-BA) qualificou a retenção do Imposto de Renda e as declarações de Mantega de "uma trapalhada do tamanho de um bonde". Se a Receita tem que devolver R$ 1,5 bilhão em restituição, segundo o senador, isso representa um milésimo da dívida pública.

- Isso é para maquiar as contas e para dizer que o governo está fazendo um superavit maior do que o existente.