Sobe para 25 o n° de cidades em emergência por chuvas no RS

Portal Terra

PORTO ALEGRE - Subiu para 25 o número de municípios que decretaram situação de emergência em razão das chuvas, vendavais e granizo que atingiram o Rio Grande do Sul no último final de semana. Segundo a Defesa Civil do Estado, Lagoa Bonita do Sul, Novo Xingu e São José das Missões decretaram situação de emergência devido à precipitação de granizo que atingiu o Estado no último dia 26. Já o município de Lindolfo Collor sofre com enchente, e Tapejara foi atingido por vendaval.

No total, 200 pessoas estão desabrigadas e 300 desalojadas. A Defesa Civil estima que 45.630 pessoas foram afetadas por problemas como danos em residências, lavouras, pontes, estradas interrompidas, corte de energia elétrica, corte de água e cancelamento de aulas.

Já haviam decretado situação de emergência os municípios de Barra do Guarita, Bom Retiro do Sul, Constantina, Cruzeiro do Sul, Herval, Maquiné, Mato Leitão, Montenegro, Pareci Novo, Parobé, Sagrada Família, São Francisco de Paula, São Sebastião do Caí, Tabaí, Taquari, Três Coroas, Triunfo, Tupanci do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Com o retorno da chuva ao Estado, a Defesa Civil intensificou o monitoramento junto às coordenadorias municipais, principalmente nos municípios localizados junto às bacias dos Rios Caí, Sinos, Guaíba e Taquari. Há risco de o nível dos rios voltarem a subir.

Até esta quinta-feira, a Defesa Civil já distribuiu para a população atingida 25,9 mil telhas, 450 kits com colchão, cobertor e lençol , 300 cestas básicas e 29 rolos de lona plástica, cada rolo com 100 m.