Greve dos Correios pode acabar em todo país na segunda-feira

Agência Brasil

BRASÍLIA - A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentec) informou nesta sexta-feira que até a próxima segunda-feira, todos os trabalhadores devam estar de volta ao trabalho. De acordo com as decisões em assembleias, 16 sindicatos - dos 35 filiados - já aceitaram a proposta da empresa de reajuste de 9% a partir de agosto de 2009.

Apenas dois sindicatos ainda não aceitaram a proposta, mas a recomendação da federação é de que voltem ao trabalho, mas recusando o acordo bianual oferecido.

- A nossa orientação é de que a paralisação acabe para que não ocorra uma retaliação contra os trabalhadores. Porém, não podemos aceitar o acordo bianual proposto pela empresa, ele [o acordo] é contrário às nossas reivindicações. , disse o coordenador do comando de negociação - Nivaldo Schmucker.

Os sindicatos que já aceitaram a proposta da empresa são os de Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Juiz de Fora (MG), Santa Maria (RS), São Paulo, Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), Rondônia, Pará, Acre e Brasília (DF).

Os sindicatos do Tocantins, de Santa Catarina, Alagoas, Mato Grosso, da Paraíba, de Goiás, do Piauí, de Pernambuco e do Vale do Paraíba (SP) não aceitaram a proposta da empresa, mas decidiram voltar ao trabalho. Os demais ou decidiram manter a greve ou ainda vão se reunir neste sábado.