Dilma afirma que PT conseguirá eleger sucessor de Lula

Vagner Magalhães , Portal Terra

SÃO PAULO - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), afirmou nesta quinta-feira que acredita que seu partido conseguirá eleger o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2010. "Eu acredito que vamos conseguir fazer o sucessor do presidente Lula. Essa é expectativa de todo o governo", disse. Dilma participou nesta manhã da posse da diretoria do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), em São Paulo.

Apesar de ser cotada para ser a candidata do PT à presidência nas eleições do ano que vem, Dilma afirmou que ainda não é candidata. "Eu só vou assumir uma candidatura depois que o PT decidir", explicou.

Sobre o segundo lugar, a ministra afirmou que a pesquisa é um retrato do momento e que até as eleições de 2010 ainda há muito tempo pela frente. "Nós estamos a um ano da eleição. Vai correr muita água debaixo dessa ponte", disse.

Dados da pesquisa CNI/Ibope divulgada na terça-feira apontam que, em um cenário em que o candidato do PSDB à Presidência da República em 2010 seria o governador mineiro Aécio Neves, Ciro Gomes (PSB) aparece em primeiro lugar, com 25%, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff em segundo, com 16%, Aécio em terceiro, com 12%, seguido por Heloísa Helena (Psol) com 11% e Marina Silva (PV) com 8%.

A pesquisa realizou 2 mil e duas entrevistas em 142 municípios entre os dias 11 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Na lista na qual o candidato tucano é José Serra, ele aparece em primeiro, com 35%, Ciro Gomes vem em em segundo, com 17%, e Dilma em terceiro, com 15%, seguida de marina Silva, com 8%.

Em outro cenário, os entrevistados são questionados se, entre os candidatos Aécio, Dilma, Ciro e Marina, qual deles siria votado se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje. Nesta lista, 28% responderam Ciro Gomes, 18% Dilma Roussef, 13% Aécio Neves, e 11% em Marina Silva.