Lula afirma que homens merecem puxão de orelha quando assunto é saúde

Agência Brasil

BRASÍLIA - Ao anunciar o lançamento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem ainda neste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que os homens merecem 'um puxão de orelha' quando o assunto é saúde.

- Eles só procuram o serviço de saúde quando já estão doentes e, muitas vezes, com a doença em estágio avançado. Isso é muito ruim porque, no lugar de serem atendidos no serviço primário com uma simples consulta, precisam ir para a atenção especializada - disse, em seu programa semanal Café com o Presidente.

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) indicam que quase 17 milhões de mulheres foram ao ginecologista em 2007 ,enquanto somente 2,6 milhões de homens procuraram o urologista. Isso significa uma proporção de oito consultas ginecológicas realizadas contra apenas uma urológica.

- A verdade é que ainda há muitos que têm medo de procurar o urologista e fazer exame de toque da próstata. Essa atitude está muito ligada à nossa cultura, mas está na hora de mudar. Isso não combina com a vida moderna. Temos que acompanhar as mudanças no mundo e encarar nossas fragilidades. Precisamos ter hábitos saudáveis, fazer exames de prevenção e de rotina - afirmou Lula.