ASSINE
search button

Executivos da IDS destacam capacidade de atender demanda

Compartilhar

Marcelo Ambrósio, Jornal do Brasil

BRASÍLIA - A visita dos executivos americanos foi um contraponto interessante à viagem de sete parlamentares brasileiros à França e do próprio ministro da Defesa, Nelson Jobim, que participou das festividades da data nacional francesa, o 14 de julho. Jobim, por sinal, falou a jornalistas brasileiros que o consórcio francês da Dassault, fabricante do caça Raffale, estaria com alguma vantagem na concorrência dado o formato e o nível de transferência de tecnologia apresentado na proposta francesa para o FX-2.

Neste caso, a negociação após a assinatura do contrato seria menos dependente de um acompanhamento do Estado, diferentemente do que prevê a forma de atuação dos EUA na qual haveria consultas permanentes ao Pentágono a cada necessidade de mudança ou atualização dos sistemas. Diante da afirmação, Michael Coggins não pareceu preocupado.

Estamos confiantes que a nossa proposta é a melhor e atende a todas as exigências que a força aérea faz no projeto. Além disso, a fórmula original prevê 80% de troca de tecnologia direta, ligada aos aspectos da operação da aeronave, e 20% de offset indireto. Estamos inteiramente dentro disso. Não estou nem um pouco preocupado quanto a esse aspecto.

Jim Albaugh também comentou sobre a capacidade da Boeing de atender à demanda do contrato, ao mesmo tempo em que disputa uma concorrência na Índia na qual a previsão é a de 126 aeronaves. A planta industrial de Saint Louis, Missouri, tem capacidade instalada para 42 aviões por ano.

Podemos fazer mais. Estamos aumentando a participação da divisão de aviões nas vendas internacionais da companhia, que passaram de 5% em média nos últimos anos para 16% no ano passado, explica Albaugh, acrescentando que o objetivo é bater a casa dos 20% em termos de vendas (embora recentemente a empresa tenha anunciado o corte de 10 mil postos de trabalho). Estamos disputando também, além da Índia, na Dinamarca e na Grécia. Temos um programa de desenvolvimento constante - completou.