Sarney dá "Graças a Deus" pela chegada do recesso

Keila Santana,, Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse estar aliviado com o encerramento do primeiro período do ano legislativo.

Questionado se estava satisfeito com a conclusão das votações previstas para este semestre, Sarney acenou positivamente.

Sobre o início do recesso parlamentar, o senador agradeceu as férias. "Graças a Deus", disse ao deixar o prédio do Senado nesta quinta-feira.

O presidente do Senado deve fazer nesta sexta-feira o último dia oficial de trabalhos, um balanço das atividades no semestre. José Sarney recebeu um relatório contabilizando o número de projetos e outras matérias aprovados pelo Plenário e comissões.

A intenção é marcar o início do recesso com a divulgação de que, apesar da crise, o Senado cumpriu a missão de deixar a pauta de votações esvaziada. Só na quarta-feira, o Plenário aprovou 37 projetos.

Outros cinco projetos de resolução foram aprovados nesta quinta-feira, autorizando empréstimos externos para os Estados do Amazonas, Ceará, Minas Gerais e São Paulo e para o Distrito Federal. No balanço dos últimos dias, o Senado aprovou o projeto da nova Lei Nacional de Adoção e a regulamentação do mandado de segurança coletivo, além de mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A tarifa social de energia elétrica também foi aprovada.