Peter Fussy, Portal Terra
SÃO PAULO - O senador Aloísio Mercadante (PT-SP), visitou neste domingo o vice-presidente da República, José Alencar, que está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo Mercadante, Alencar ficou sabendo que terá dois bisnetos e pediu aos médicos que o segurem.
"Ele tem uma vontade de viver muito bonita. Ele ficou sabendo que vai ter dois bisnetos e chegou para os médicos e disse: 'vocês vão ter que me segurar, porque vou ter dois bisnetos'. Os médicos perguntaram se era para o batismo e ele respondeu: 'não, para a formatura'", relatou o senador após a visita.
Alencar foi submetido a uma cirurgia de seis horas na quinta-feira, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para desobstrução intestinal.
Segundo Mercadante, ainda não há previsão de alta, mas o vice-presidente espera deixar o hospital ainda nessa semana. "Do jeito que ele é, é preciso amarrá-lo para não sair, mas ele ainda não pode, só se alimenta através de soro, por enquanto. Ele não deixa tomar nenhuma injeção sem saber o que é. Espera sair essa semana ainda".
O senador petista afirmou ainda que Alencar estava mais preocupado com a "crise" do Corinthians, que na hora da visita perdia para o Grêmio por 3 a 0, do que com a crise no Senado. O vice-presidente chegou a pedir para ligar a televisão, para que acompanhasse o jogo de futebol.
A doença
Alencar descobriu que tinha câncer em 1997, quando após um check-up foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da retirada de outros nódulos, agora no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.
Em janeiro deste ano, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação.
Contrariando as expectativas, no entanto, os exames seguintes apontaram a volta de 18 tumores na região. Uma nova cirurgia foi descartada e os médicos optaram por um remédio em fase de teste no Centro Oncológico MD Anderson.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou ontem no fim da noite ao Brasil depois de uma semana de viagem ao exterior, e a previsão era de que visitasse Alencar tão logo chegasse ao País.