Marina Mello, Portal Terra
BRASÍLIA - Em nota divulgada neste sábado, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), informa que na próxima segunda-feira pedirá ao Ministério Público para investigar a nova denúncia trazida contra ele sobre uma suposta conta secreta no exterior.
Segundo reportagem da revista Veja, uma investigação da Polícia Federal aponta que Sarney tem uma conta em dólares no exterior, cujas transações teriam sido descobertas em documentos referentes ao caso de liquidação extrajudicial do Banco Santos.
No documento, a Secretaria de Imprensa do presidente explica que Sarney pedirá ao MPF para que o órgão solicite às autoridades brasileiras e internacionais todas as informações necessárias para apurar o caso. A carta, no entanto, não desmente nem confirma a matéria publicada pela revista e diz apenas que o próprio Sarney quer que a situação seja apurada.
Esta é mais uma das várias denúncias publicadas pela imprensa contra o presidente do Senado desde que ele assumiu o cargo, no início do ano.
Além de notícias que ligam seu nome ao do ex-diretor geral da Casa, Agaciel Maia, considerado como o centro da atual crise vivida pelo Senado, já circularam informações contra membros de sua família e até de irregularidades na Fundação José Sarney.
A situação está tão complicada para Sarney que diversos partidos defenderam e continuam pedindo para que ele se afaste do cargo, mas o mesmo nega a possibilidade de se licenciar e acusa a imprensa de fazer uma campanha contra ele.
Leia a íntegra da nota:
O presidente do Senado, senador José Sarney enviará ofício ao Procurador Geral da República, na próxima segunda-feira, conferindo-lhe todos os poderes e outorgando-lhe as permissões previstas nas leis brasileira e de quaisquer países para requisitar junto às instituições financeiras internacionais informações sobre contas bancárias que tenha no exterior ou tenha tido em qualquer época, valor, ações, depósitos, investimentos, propriedades e qualquer tipo de movimentação financeira em qualquer moeda e de qualquer valor em seu nome.